segunda-feira, 22 de junho de 2009

“Escrevivendo Máscaras, Rostos e Personas” é um módulo do Projeto de Leitura e Escrita “Escrevivendo” da Casa das Rosas de São Paulo, coordenado por Karen Kipnis. As Oficinas, que acontecem desde 12/05 e irão até 30/06, são ministradas pelas educadoras Gabriela Fonseca e Lívia Barros e tem por objetivo estimular a criação literária por meio da observação e discussão a respeito de diversos objetos artísticos, como textos, imagens, filmes, sons e outros ilimitados! A magia da Oficina é, sem dúvida, o movimento de trocas entre autor e leitor, que se envolvem numa teia de diálogos intensos sobre construção textual, forma, estilo, ideologias... Enfim: entrelaçamentos e entreletramentos na teia infinita da linguagem!
Lívia e Gabi



“Um conto em última análise, se move nesse plano do homem onde a vida e a expressão escrita dessa vida travam uma batalha fraternal, se me for permitido o termo; e o resultado dessa batalha é o próprio conto, uma síntese viva ao mesmo tempo que uma vida sintetizada, algo assim como um tremor de água dentro de um cristal, uma fugacidade numa permanência.”

CORTAZAR, Julio,“Alguns Aspectos do Conto”, in:Valise de Cronópio, Pág.150, Editora Perspectiva.

Aula 1: Começamos nossa viagem pela “expressão escrita” no dia 12/05, com alguns micro-contos do livro: “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século”, organizado por Marcelino Freire. A idéia era criar narrativas á partir de um dos micro-contos, possibilitando inúmeras interpretações e apropriações!
Veja as criações de nossos autores com base neste micro-conto:

Alí, deitada, divagou:
se fosse eu,
teria escolhido lírios.

(Adriana Falcão)

Lívia


Aula 2- “O ponto de vista faz o objeto”: a epígrafe do linguista Saussure nos possibilita refletir sobre as infinitas possibilidades de se interpretar o mundo! A personagem mitológica, Vênus, foi representada por diversos artistas ao longo da história. No encontro do dia 19/05 observamos quatro diferentes representações da deusa e criamos, a partir daí, as nossas próprias “Venuses”! Chequem a criação literária e léxica da Bruna.

Lívia

Aula 3- “Com quem a dor partilharei”: o cocheiro Iona Potapof do Conto “Angústia” de Anton Tchecov tenta comunicar a alguém a dor de ter perdido um filho, mas ninguém o pode ouvir. Angústia: este foi o tema para criação de personagens da terceira aula, em 26/05!

Lívia

Aula 4 – “Cartas aos personagens de Guimarães Rosa”: a leitura do texto “A Terceira Margem do Rio” proporcionou um dilúvio de idéias criativas! Os escreviventes tinham como trabalho, a criação de uma carta que fosse endereçada a um dos personagens do conto. Houve até carta endereçada ao rio!

Gabi

Aula 5- “Totonha e a sabedoria popular”: a leitura do texto de Marcelino Freire fez com que refletíssemos sobre o significado do saber erudito. Totonha recusa-se a ser alfabetizada, ela não vê o porquê da escrita na sua vida. Discutimos sobre a construção de narrativas populares e o uso dos “falares sertanejos”.

Gabi

Aula 6 – “Personagens inusitados”: como expressar o pensamento de um sabonete, um robô espacial, um utensílio de cozinha, uma pedra? O modo como Augusto de Campos dá voz ao concreto em “Cidade” causou furor entre os escreviventes e dividiu opiniões. “Gente! É muito difícil encontrar o ponto de vista do objeto!”, concluiu Rebecca indignada.

Gabi

5 comentários:

  1. Gabi e Lívia: a 'repaginada' valeu a pena!

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido na Casa das Rosas- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura!
    Karen Kipnis

    ResponderExcluir
  2. Que saudades das minhas "profs".Tenho acompanhado via emails,o belo trabalho.
    São textos instigantes, cheios de poesia ,instigam minha mente.
    grande abraço a vcs e ao grupo.
    Elô Zeitlin

    ResponderExcluir
  3. Pôxa Elô!!! Obrigada! Você e sua poesia fazem falta! bjos gabi

    ResponderExcluir
  4. Livia e Gabriela. Gostei do novo formato do blog porém, pareceria-me mais interessante se o resumo de cada aula fosse "oculto" ou seja para quem quiser ver, enquanto os trabalhos e os comentários sobre os trabalhos (que é o resultado importante das nossas aulas) deveriam estar na "primeira vista" de quem abre o blog.
    Só minha opinião....Beijos Bruna

    ResponderExcluir
  5. LIvia e Gaby: achei lindo o novo visualdo nosso blog porém acredito que seria mais interessante
    se o resumo de cada aula ficasse "oculto" (disponível para quem quiser ver) enquanto os trabalhos e os comentários dos participantes (que afinal é o resultado honroso do nosso e do vosso trabalho) deveria ficar "a vista" na abertura, como estava antes! Beijos Bruna

    ResponderExcluir